sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Novo quadro: 'Flauta açucarada' - Um pouquinho sobre!


Hoje estou inspirada para música, hein? Haha! Mais cedo postei uma playlist, agora, vim iniciar o novo quadro: Flauta açucarada! Que seria um pouco sobre a flauta doce. Para início, vou dar algumas explicações, e tals. E nos próximos vou ensinar músicas (as que eu aprendi ^^)... Vamos lá...


flauta doce ou flauta de bisel é um instrumento musical, mais precisamente um aerofone de aresta.
A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa hoje, como o Czakan na Hungria (6 furos) ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia. Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bambu ou cana naturais, enquanto a flauta doce era um instrumento torneado em madeira. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média. Ela produz um som melodioso. Como todo instrumento musical, para ser tocado é necessário estudos das técnicas. É o mais antigo dos instrumentos da família de tubo interno. Consiste em um tubo, com buracos para sete dedos e um buraco para o dedo polegar que serve como abertura de oitava. Talvez a ilustração mais antiga e incomparável seja a de uma flauta doce que está no “The Mocking of Jesus” (posterior a 1315), um afresco da Igreja de Staro Nagoricvino na Iugoslávia. Existem várias ilustrações de tubos parecidos que podem ou não serem flautas que antecedem este exemplar.

Afinações

As flautas doce constituem uma família, com várias tessituras. Existe a flauta doce sopranino (gama: F3 a G5), a flauta doce soprano (gama: C3 a D5; é a variedade mais conhecida), a flauta doce contralto (afinada uma oitava abaixo da flauta sopranino), a flauta doce tenor (afinada uma oitava abaixo da soprano), a flauta doce baixo (afinada uma oitava abaixo da contralto) e a flauta doce contra-baixo (afinada uma oitava abaixo da tenor).
Segundo alguns especialistas em Música, a flauta doce é a extensão da voz, porque suas tessituras, gamas e afinações são muito próximas da voz humana.


A minha flauta é uma doce soprano da Yamaha (compre aqui). As notas da flauta são: Do, Ré, Mi, Fa, Sol, La e Si. Eu sei: Do, Ré, Sol, La e Si. Faço aulas na escola, então nem tem como indicar... Bom gente, por hoje é isso. Ah, não sei se vou postar esse fim de semana, porque amanhã eu vou ter que arrumar umas coisas e domingo vou para a casa da minha tia (viagem :3 vai ter diário) e TALVEZ eu faça um vlog, se o YouTube compreender que eu quero postar um vídeo, não deixar de enfeite G.G Beijos,

2 comentários: